quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A expansão do universo

Os dados obtidos com a medição das supernovas indicam que, nos últimos 5 bilhões de anos, o Universo se expandiu tão rapidamente que duplicou de tamanho

(Victor Alencar - O Povo) Quando olhamos para o céu, vemos os mais diversos corpos celestes e eles estão a diferentes distâncias de nós. Sabemos que a luz desses corpos demora um tempo para serem captadas pelos nossos olhos. É como se tivéssemos olhando para um álbum de fotografias com fotos de datas diferentes. Com o passar do tempo, as fotos vão ficando mais velhas. Até aí, tudo normal, mas o que o trabalho ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2011 vem nos dizer é que essas fotos estão ficando velhas bem mais rápido do que imaginamos.

Os premiados cientistas norte-americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt pesquisaram como estava a expansão do Universo. Desde Edwin Hubble, sabemos que o universo está em expansão, mas acreditávamos que essa expansão estava desacelerando e foi à procura de provas para essa desaceleração em pesquisa com supernovas (fase de explosão de estrelas massivas) distantes que esses astrônomos descobriram exatamente o contrário, que o Universo está em expansão acelerada.

Os dados obtidos com a medição das supernovas indicam que, nos últimos 5 bilhões de anos, o Universo se expandiu tão rapidamente que duplicou de tamanho. Em conversa com o astrônomo, professor da Unirio, vice-coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e amigo Jaime Fernando Villas da Rocha nos explica um pouco mais sobre a pesquisa ganhadora do Nobel.

1 Já era de conhecimento que o universo estava em expansão desde as descobertas de Hubble. Qual é a importância dessa pesquisa sobre expansão do universo?
Jaime Fernando Villas da Rocha: O trabalho de Hubble é fundador: a distância entre as maiores estruturas do Universo está a crescer! Mas o Nobel deste ano premia o “como” o Universo se expande: mais rapidamente hoje do que no passado. Isso significa que a expansão está afetando escalas cada vez menores com o passar do tempo. E que nem sempre foi assim. A taxa atual nos diz que, a cada segundo, distâncias da ordem dos três milhões de anos-luz (30 trilhões de quilômetros) se tornam 1 quilômetro maiores. Um universo em expansão acelerada significa que esta taxa está a crescer. Num futuro finito, mas distante (20 e poucos bilhões de anos), a taxa será inumeráveis quilômetros por distâncias inimaginavelmente pequenas. Ou nenhuma distância...

2 Uma das grandes incógnitas da Cosmologia atual é a energia escura. Como ela afeta a expansão do universo?
Jaime: Energia escura seria um dos possíveis constituintes do Universo responsável pela expansão acelerada. Usamos a Relatividade Geral de Einstein para descrever o universo. No quadro desta teoria, foi imposta uma regra de bom senso: tudo influencia na gravitação, mas no balanço final as coisas se atraem. Isso implica que ele deveria estar se expandindo a taxas cada vez menores. É exatamente o contrário que foi observado agora, que ele se expande cada vez mais rapidamente. O que estaria a causar isto? Ou a existência de fato de uma força repulsiva associada à constante cosmológica que Einstein pensou para manter o universo globalmente equilibrado à qual ele mesmo renunciou quando Hubble descobriu a expansão em si ou que a maior parte do que constitui o Universo é algo repulsivo (literalmente: não atrativo). Isso seria energia escura.

3 Como foi feita essa medição através da supernova para determinar os resultados dessa pesquisa?
Jaime: Antes de mais nada: do ponto de vista observacional, supernovas não são astros, são eventos. Esta pesquisa está baseada numa classe especial de supernovas, as designadas como 1-A. São eventos explosivos entre pares de estrelas (estrelas binárias). Uma delas já havia morrido e se tornado um cadáver estelar de pequena massa, uma anã branca que está a capturar a massa da atmosfera expandida da companheira e existe um limite de massa no qual a anã branca explode. Então, todas as supernovas tipo 1-A explodem com a mesma massa. Todas produzem o mesmo brilho. Se sabemos o quanto elas brilham exatamente, podemos, pelo brilho que vemos, dizer a que distância estavam. Então, podemos fazer um mapa entre distância absoluta e velocidade de afastamento. E então, comparar velocidades de diferentes épocas e concluir que a taxa de expansão de épocas passadas é menor do que a taxa de expansão atual.

4 Como você enxerga os avanços da Cosmologia para a ciência atual?
Jaime: Soubemos transformar a Cosmologia no grande laboratório de nossas mais delirantes ou comedidas teorias. Já não é possível - ou lícito! - pensar nossas duas maiores contribuições de edifícios de conhecimento construído, a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral, sem suas aplicações - testando-as no cenário do Universo como um todo. O que é a energia escura não cabe no nosso modelo de matéria que é confirmado pela Cosmologia! Se a aceleração for produzida pela Constante Cosmológica, então, a única ligação possível é com a energia do vácuo e o resultado é um erro de, aproximadamente, um número com 123 zeros!. O maior erro da ciência até hoje! Instigante. Ótimo!

5 Algum comentário a mais?
Jaime: O desafio imposto, por essas descobertas, ao que já construímos de conhecimento, se por um lado nos instiga a fazer mais, construir mais, nos lembra permanentemente que devemos ser humildes com o que já julgamos “conhecer”. Conhecimento é nossa interpretação do mundo fundada nos dados que conseguimos coletar. Nenhuma teoria é “a” verdade; nem por isso é desprezível: são degraus de uma escada que nunca estará terminada Sempre teremos novas interrogações construídas a partir do conhecimento que já articulamos e que, por isso mesmo, nos abre a possibilidade destas novas interrogações, de novas construções.

Tudo o que vemos, pegamos, sentimos, desde as bactérias e moléculas de ar até as maiores galáxias somadas são apenas cerca de 5% de todo o Universo. Os outros 95% são constituídos de Matéria Escura e Energia Escura: duas entidades que são os grandes mistérios dos cientistas. Vendo essa proporção, podemos ter certeza que ainda haverá muitos prêmios Nobel de Física para as futuras explicações do Cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário