sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Stephen Hawking causa euforia ao questionar ideia de que Deus criou o universo

Astrofísico defendeu teoria do Big Bang em palestra nas Ilhas Canárias


(O Globo) O físico Stephen Hawking causou euforia ao defender mais uma vez suas explicações ateístas para o Big Bang, durante palestra no Festival Starmus, em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ao questionar teorias vigentes e dizer que “Deus não é suficiente para explicar o surgimento do universo”, Hawking foi ovacionado à semelhança de uma estrela de rock.

Em sua famosa cadeira de rodas, projetada por ele próprio, Hawking começou a conferência instigando o público a pensar além do Big Bang. “É necessário um criador para explicar como o universo começou? Ou o estado inicial do universo é determinado por uma lei da ciência?", questionou o cientista.

Ele lembrou então que, durante uma palestra sobre cosmologia no Vaticano, membros do clero disseram que era o “suficiente estudar o universo uma vez que ele fora criado, mas não investigar o início em si, já que este é o momento da obra de Deus”. Em seguida, sem perder seu tradicional tom bem humorado, Hawking ironizou a declaração:

- Mal sabiam eles que eu já tinha apresentado na conferência um documento sugerindo outra explicação para o surgimento do universo. Mas não me agradava a ideia de que eu poderia receber de presente a Inquisição, como Galileu recebeu.

HUMOR ÁCIDO DEU O TOM DA PALESTRA
O astrofísico continuou o sarcasmo com elementos da Igreja ao citar Santo Agostinho:

- Uma vez Santo Agostinho disse: 'o que Deus estava fazendo antes de criar o universo? Ele estava preparando o inferno para aqueles que fazem perguntas desse tipo' – contou o cientista, levando a plateia às gargalhadas.

Hawking rebateu a teoria de que o universo tenha existido eternamente ao lembrar da descoberta de sinais de fundo de micro-ondas como o eco do Big Bang. E para explicar o fenômeno, Hawking se valeu mais uma vez de “piada cósmicas”, que é a sua marca.

- Esses micro-ondas são do mesmo tipo que os da nossa cozinha, mas muito menos potentes. Esquentariam uma pizza a uma temperatura de no máximo de -271,3ºC , o que não é muito útil para descongelar e muito menos para cozinhar.

Hawking acredita que muitos cosmólogos modernos como João Paulo II "estão felizes usando as leis da física para o universo após sua criação, mas tem uma atitude vaga e indeterminada no início." O astrofísico está convencido de que a primeira evidência direta para o Big Bang, descoberta neste ano no coração da Antártica, na Estação Polar Amundsen-Scott, confirmou que o universo nasceu com essa explosão cósmica.
----
E mais:
Polêmico, Stephen Hawking afirma que não existe vida após a morte (Apolo11)
.
O que Hawking realmente disse sobre o bóson de Higgs e o fim do Universo? (Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário