terça-feira, 16 de setembro de 2014

Em palestra no RS, Brian Greene defende universo com 10 dimensões

Cosmologista diz que tem como objetivo chegar à teoria unificada da física. Teórico americano é um dos principais especialistas na Teoria das Cordas.




(G1) O físico teórico norte-americano Brian Greene concedeu uma palestra na noite desta segunda-feira (15) no Fronteiras do Pensamento, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Considerado um dos principais especialistas na Teoria das Supercordas, ele defendeu a existência de outras dimensões além das três que são conhecidas.

“Se a teoria estiver correta, o universo tem de ter mais de três dimensões. Se fossem só três dimensões, as equações não funcionariam. Com 10 dimensões, as equações funcionam. Será que outras dimensões não existem só porque não temos a capacidade de enxergá-las?”, questionou.

Por meio da Teoria das Supercordas, Greene explica que tem como objetivo chegar a uma equação que defina toda a existência, o que chama de teoria unificada. “As cordas são tão minúsculas que não temos a capacidade de detectá-las. Por isso que a teoria é uma especulação, porque em tese ela consegue unificar mecânica quântica e teoria da relatividade. Por isso que as pessoas estão tão empolgadas”, afirmou.

O físico destaca, no entanto, que a teoria não foi comprovada, já que a tecnologia atual permite que os experimentos necessários sejam realizados. Por isso, reconhece que a teoria deveria ser chamada de “hipótese das cordas”.

Porém, o físico destaca a importância de uma possível comprovação. “Talvez tenham ocorrido diversos big bangs. Multiversos ao invés de um universo. Se encontrarmos evidências que demonstrem que por milhares de anos estávamos enganados, esta seria a maior conquista da humanidade”, afirmou.

Para que a ciência avance até a equação procurada pelos físicos, Greene considera essencial o conhecimento sobre o funcionamento o universo.

“Entender a força da gravidade é essencial para que possamos prosseguir à teoria unificada. Com equações você pode ver o que acontece no cosmos”, afirmou o teórico, professor de matemática e física na Universidade de Columbia, onde fundou e dirige o Instituto de Cordas, Cosmologia e Física de Partículas.


----
E mais:
Físico cosmologista Brian Greene quer ciência como 'parte da cultura' (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário