segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cientista russo é galardoado por teoria inovadora sobre formação do Universo


(Voz da Rússia) Os cientistas Alexei Starobinsky, Andrei Linde e Alan Guth receberam o prêmio norueguês Kavli no campo da astrofísica pelo desenvolvimento da inflação espacial.

Segundo a teoria da inflação espacial, numa das etapas iniciais da Grande Explosão, o Universo aumentou, num insignificante espaço de tempo, mais de 50 ordens de magnitude. Este processo foi acompanhado por uma ou várias fases de transição.

O modelo inflacionário de desenvolvimento do Universo permite resolver vários problemas (mas não de todos) da astrofísica, aos quais não pode dar resposta o modelo do Universo ardente, proposto por Gueorgui Gamov em 1947.

Andrei Linde é físico soviético que desde 1990 leciona na Universidade de Stanford nos EUA. Até então, trabalhou no Instituto de Física Lebedev da Academia das Ciências da URSS. Alexei Starobinsky é o cientista principal do Instituto de Física Teórica Landau da Academia das Ciências da Rússia.

Juntamente com Linde e Starbinsky, o prêmio de astrofísica foi também para o cientista americano Alan Guth, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), que, em 1981, publicou uma obra, onde, pela primeira vez, falou da ideia da inflação espacial.

O prêmio Kavli foi criado em 2007 pelo empresário norueguês Fred Kavli, cuja empresa produz sensores para tecnologia militar e civil. O prémio é de um milhão de dólares em cada ramo da ciência. A entrega do prémio realiza-se em Oslo em setembro. Além da astrofísica, o prêmio é atribuído por trabalhos em neurologia e nanotecnologias. Neste anos, os vencedores no campo das nanotecnologias foram Thomas Ebessen (França), Stefan Hell (Alemanha) e John Pendry (Reino Unido); no campo da neurologia, foi para Brenda Milner (Canadá), John O’Keefe (Grã-Bretanha) e Marcus Raichle (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário