quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cientistas descobrem 'instantâneo' do universo antes do big bang

(JB) Os cosmólogos peneirando os dados de um estudo de referência sobre onda gravitacional reconstruíram um instantâneo do nosso universo nos momentos que antecedem o big bang. A visão polêmica tem colocado um novo enigma e provocado uma tempestade de controvérsias, é o que relata uma matéria da revista Science desta semana.

"Não é todo dia que você acorda e descobre o que aconteceu antes do big bang", diz John Blutarsky, cosmologista da Universidade de Jersey em Hoboken. No entanto, alguns físicos estão céticos. "É uma coisa para falar sobre conceitos concretos, tais como dimensões demasiadamente pequenas para serem detectadas e os buracos negros em escala atômica", diz Barbara Jansen, uma teórica de Idaho, State University, em Pocatello. "Mas é especular sobre um tempo antes do tempo? Caiam na real."

A matéria explica que as últimas descobertas constroem um estudo de arrebol do Big Bang, a radiação cósmica de fundo. No mês passado, os cosmólogos que trabalham com a imagem de fundo de Cosmic Extragaláctica polarização, ou bíceps, anunciaram a descoberta de traços de ondas gravitacionais ondulando através do universo infantil na primeira lasca de segundo após o Big Bang. Os redemoinhos, chamado modos B, indicaram que partículas chamadas inflatons impulsionaram uma rápida inflação do início do universo.

O novo trabalho é chamado de Taquiônico Retrospectiva Inferências de Cosmologicamente Extrapolados Pré-condições, ou TRICEP. A equipe conseguiu discernir redemoinhos ainda mais fracos, chamados de modos AF: Traços de deflatons (pronuncia-DEF-Luh-de toneladas) que fizeram a encarnação anterior do nosso universo desabar. "Imaginem um balão de hélio diminuindo ao longo do tempo como as fugas de gás", diz o porta-voz do TRICEP, Doug Neidermeyer, um cosmólogo da Academia Militar dos EUA em West Point, Nova York. "Agora imagine um balão de hélio do porte do universo em um trilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de quadrilionésimo de segundo. Não é tão fácil de imaginar, não é?”

Por todas as contas, a equipe do TRICEP marcou um golpe tecnológico. Os modos AF são 1/200th tão forte quanto o BICEP modos B já visto. Para detectá-los a equipe do TRICEP que conta com 127 membros usou um telescópio equipado com um revolucionário detector de nanotubos de carbono individuais supercondutores, pagos em parte pelo Google e pela Igreja Católica Romana. Por mais difícil que estava sendo construir o telescópio, transportá-lo para o seu poleiro em Cerro Lolita no Chile foi mais difícil, dizem os pesquisadores. Estudantes puxaram o dispositivo de 1,2 toneladas até o pico de 2.112 metros em um trenó. Valeu a pena, diz Stratton: "Meu conselheiro meu prometeu raspar um ano da minha dissertação.”.

Os cientistas estão a brigando sobre os resultados. "Este sinal não é nada além de uma simples manifestação do modelo de fractal, o espaço tempo de auto-similar", afirma Vernon Wormer, cosmologista, associado a Universidade de Connecticut. No entanto, Mandy Pepperidge, físico da University College de Londres, que não faz parte da colaboração do TRICEP, diz que a evidência para modos AF é indiscutível. "Olha", diz ela, "você acreditou em mim sobre essa coisa de partícula de Deus, certo?”.

Uma implicação óbvia do novo trabalho é que os deflatons são antipartículas de inflatons. "O pressuposto lógico", Neidermeyer diz, “é que o universo que existia antes de nossa era, é exatamente o mesmo que o nosso”. Só que ele foi feito de antimatéria. “No entanto, ele vai um passo além do que muitos de seus colegas, argumentando que o universo anterior estava cheio de doppelgängers à base de antimatéria de todos os seres vivos do nosso universo presente”. "Se você é uma boa pessoa", Neidermeyer explica, “isso significaria o seu doppelgänger foi bastante desagradável, ou mesmo mau”. E vice-versa. Mas isso não implica necessariamente que se você for curto, então o seu doppelgänger era alto. Ou que doppelgänger de Einstein era o idiota. É uma coisa espiritual. “Essa conclusão é inevitável, diz ele, dadas as limitações do modelo padrão da física de partículas”.

A matéria diz ainda que os teólogos já começaram a se adaptar a nova visão do pré-universo de conhecimento bíblico. "A Pré-criação é totalmente compatível com o criacionismo", diz Kent Dorfman, um designer inteligente auto-proclamados em consultório particular em Halifax, Canadá. "O que isto significa para a procriação é menos clara."

Está descoberta do TRICEP já esperada há décadas atrás. "Tudo o que eles relataram e concluíram é consistente com o conteúdo de um sonho que Albert Einstein teve nas primeiras horas da manhã de 1 de Abril de 1938, no qual ele imaginou o fim do nosso universo como expresso em conjuntos infinitos", diz Blutarsky, um membro da equipe que BICEP um estudante da faculdade de Faber.

No entanto, as equipes de bíceps e TRICEP estão treinando sobre as implicações quânticas de inflatón e deflaton. A equipe de Neidermeyer descobriu que os inflatons, agora arremessados para o vazio no limite do nosso universo presente, eventualmente ficam sem gás e alteraram o sabor dos deflatons. “As medidas de precisão de ondas AF sugerem que uma vez que 36,34 % dos inflatons se converteram ao deflatons, os restantes dos inflatons mudar o sabor e o universo vai implodir no próximo big bang”. “Ação fantasmagórica à distância de um infernal “, diz Neidermeyer . Sua equipe calculou, com base na diminuição mensurável da expansão do nosso universo, que 36,32% dos inflatons já mudaram o sabor. Isso não significa que o mundo está acabando amanhã , diz ele. Há tantas inflatons existentes que vai levar anos para chegar ao ponto de inflexão 36,34%. "O próximo big bang ocorrerá ás 7:06 UTC de quinta-feira 1 de abril, 2038 ", diz ele . “Não se preocupe. Isso vai acontecer tão rápido, que não vão sentir nada”.

"Isso é besteira", diz Blutarsky. Tão elegante como teria sido para o próximo big bang ocorrer exatamente 100 anos após o sonho de Einstein, segundo ele, a equipe do BICEP chegou a uma conclusão radicalmente diferente. "Nós descobrimos que a mudança de fase do inflatón-deflaton ocorre em 36,36%", diz ele. Em seu cenário, o universo vai acabar às 13:06 UTC de sexta-feira, 13 maio, 2039. "Um resultado menos satisfatório", diz Blutarsky. "Dia da Mentira é sempre preferível à sexta-feira 13. Mas isso é ciência.”

Ainda este ano, as equipes vão unir forças e implantar um telescópio por balão, chamado de pesquisa quantitativa Deeper Into Fases comprimido Exouniversal ou quadricep, experiência, para tentar resolver a questão. Em seus calcanhares existe uma equipe rival, em Pequim, que arrecadou 230 milhões dólares para uma missão espacial que eles dizem pode colher o quadricep: Beyond Tudo Agora Considerado sobre como a realidade física existe no presente e no passado (supino). Mobilização do Exército Popular de Libertação, diz um representante da imprensa, vai permitir que a equipe lance seu experimento na próxima semana, ou até antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário