quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O espaço é infinito?



(Hypescience) O espaço é grande; disso todo mundo sabe. Mas quão grande é grande? Infinito?

Não sabemos. Não podemos dizer que o universo não tem fim, mas também não podemos dizer que tem. Explicamos: podemos dar a volta ao mundo várias vezes sem encontrar uma “borda”, um “fim”, uma “parede”. Mas isso não significa que seja infinito.

O universo pode não ter bordas, e, mesmo assim, ser finito.

Matematicamente, o infinito é apenas adicionar mais um (+1) a qualquer número. Dividir dois números infinitamente também dá no mesmo. Sendo assim, segundo a matemática, mesmo que o universo tenha um fim, pode ter infinitas localidades.

O problema é que a matemática nem sempre corresponde à realidade. No mundo real, não podemos dividir espaços infinitamente, não é mesmo? Bom, podemos dividir de metros a centímetros, e depois a milímetros e assim por diante, mas chegaríamos a um limite físico.

Abaixo de 10 elevado a menos 35 metros, o princípio da incerteza toma conta dos objetos. Não há mais como dizer a sua posição, ou a diferença entre sua localidade e outra.

Levando em conta que o menor comprimento possível é 10 elevado a menos 35, o volume todo do espaço é de 10 elevado a 180 desses comprimentos. Ou seja, um 1 seguindo de 180 zeros. Levaria horas para criarmos um cubo com essa medida, e, mesmo assim, seria apenas o tamanho das menores partes do universo observável.

Quão grande o universo realmente é? O mistério continua.
----
E mais:
Quero saber: Qual é o tamanho do universo? (Globo Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário