quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cientistas mais perto de detectar matéria escura

«Procura Criogénica de Matéria Escura» está a começar a dar resultados



(Ciência Hoje -Portugal) A equipa de investigação do MIT integrada no projecto 'SuperCDMS Collaboration' encontrou indícios de matéria escura numa antiga mina de ferro convertida em centro de investigação, em Soudan, Minnesota (EUA). Apesar de se acreditar que, juntas, energia e matéria escura formem 96 por cento da matéria do universo, nunca se conseguiram observar directamente. São partículas que não interactuam com a luz, mas são capazes de a desviar.

Através do sistema de lentes gravitacionais, pode detectar-se a matéria escura ou, pelo menos, a ausência de matéria vulgar, quando esta desvia os raios de luz. Essa matéria que resta é a matéria escura. Um material que se nega a ser capturado. Com o sistema CDMS (Procura Criogénica de Matéria Escura), centenas de cientistas esperam resolver o enigma.

Esta matéria atravessa constantemente a Terra sem provocar nenhum efeito nem ser detectada. Mas quando atinge um átomo, deixa marcada a sua presença. Durante anos, foram utilizadas placas de germânio congeladas, isoladas em minas para que quando as partículas de matéria escura atravessassem o núcleo dos seus átomos, a temperatura variasse e a sua existência pudesse ser verificada.

Na ausência de resultados satisfatórios após três anos de investigações, os cientistas começaram a utilizar silício, mais sensível às colisões de partículas de baixa energia. Os oito detectores criados com este material registaram três eventos que podem ser colisões de partículas massivas de interacção débil (ou WIMPs, weak interacting massive parcticle, principais candidatas a ser matéria escura).

Apesar de estes indícios estarem longe de isolar e capturar a matéria, são muito positivos para a investigação. Os cientistas fixaram o sinal num nível de confiança de 99,81 por cento. No entanto, só daqui a vários meses, quando conseguirem explicar o que encontraram, se pode perceber se são verdadeiramente sinais que conduzem à matéria escura.

Esta descoberta será crucial para se conhecer melhor como se formou e como se expande o universo.
----
E mais:
Matéria Escura Detectada na ISS? (Física na Veia)
.
Intrigantes Indícios de Matéria Negra (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário