terça-feira, 13 de novembro de 2012

Astrônomos fazem mapa do Universo há 11 bilhões de anos

O período corresponde a uma lacuna entre o Big Bang e a explosão de aceleração pouco depois. A fase é definida como “adolescência” por um dos autores de estudo



(O Globo) Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pela Universidade de Portsmouth, da Inglaterra, produziu o primeiro mapa do Universo como era há 11 bilhões de anos. Nesta época, estava em uma lacuna entre o Big Bang e rápida expansão que houve após o período.

O estudo, publicado no jornal Astronomy & Astrophysics, mostra que o Universo passou por uma fase, aproximadamente três bilhões de anos após o Big Bang, em que a expansão começou a desacelerar, antes da força da chamada energia escura surgir e acelerar as galáxias para longe uma das outras.

Sabe-se bastante sobre o momento seguinte ao Big Bang através da cor refletida da luz do sol pela radiação cósmica de fundo. A aceleração da expansão durante bilhões de anos pode ser verificada através de uma análise das maneiras que as galáxias se movem.

— Apenas agora conseguimos ver a adolescência, pouco tempo antes de passar por um surto de crescimento — disse Mar Pieri, um dos autores do estudo.
----
Matérias similares na Folha e Hypescience
----
E mais:
Astrônomos conseguem medir a desaceleração da expansão do Universo (Veja)
.
Pesquisa mostra nova era de expansão na história do universo (JB)
.
Uma breve história do Universo (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário