quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sonda da Nasa confirma teoria de Albert Einstein


(AFP / Terra) A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta quarta-feira que a sonda Gravity Probe B (GP-B) confirmou a teoria geral da relatividade, concebida há quase 100 anos por Albert Einstein. A força da gravidade dos grandes corpos do Universo distorcem o tempo e o espaço, afirmaram os cientistas envolvidos na pesquisa.

"Einstein sobrevive", disse Francis Everitt, físico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e principal pesquisador do satélite GP-B, um dos projetos em curso mais antigos da agência espacial americana. A preparação do experimento de física levou mais de quatro décadas e foi lançado finalmente em 2004.

De acordo com as teorias de Einstein, os corpos cósmicos maiores - como os buracos negros, os planetas e as estrelas - alteram o espaço e o tempo ao seu redor com sua força de gravidade. Até então, esses prognósticos não haviam sido comprovados porque as alterações são minúsculas e não se contava com a tecnologia necessária para detectá-las.

O experimento utilizou quatro giroscópios avançados para medir o efeito geodésico, ou seja, a curvatura do espaço e do tempo em torno de um corpo gravitacional, e a fricção do marco de referência, ou seja, quanto espaço-tempo é arrastado quando um objeto gira.

Em comunciado, a Nasa informou que, se os giroscópios apontassem na mesma direção sempre que estivessem em órbita, a teoria de Einstein teria sido refutada. Porém, como confirmação da teoria geral da relatividade de Einstein, "os giroscópios experimentaram mudanças mensuráveis na direção de seu giro à medida que eram atraídos pela gravidade da Terra".

Segundo o cientista Francis Everitt, da Universidade de Stanford, o GP-B confirmou duas das previsões mais importantes de Einsten, com implicações de longo alcance para a astrofísica. "Esta missão terá um legado duradouro na Terra e no espaço", disse.

As medições da sonda se aproximam significativamente com as projeções de Einstein, de acordo com as descobertas publicadas na revista científica Physical Review Letters.

Sonda espacial
A sonda que concluiu no ano passado sua missão de coleta de dados, foi idealizado pela primeira vez em 1959. Leonard Schiff, chefe do departamento de física de Stanford, e George Pugh, do Departamento de Defesa, sonhavam com um satélite que orbitasse a Terra e colocasse à prova a teoria de Einstein.

Everitt uniu-se ao projeto em 1962, seguido pela Nasa, em 1963. "Há 41 anos, o satélite foi lançado em uma órbita de mais de 600 km sobre a Terra", disse a Nasa.

As tecnologias criadas para desenvolver a sonda gravitacional foram utilizadas posteriormente para elaborar os sistemas de posicionamento global (GPS) e o cálculo da radiação de fundo do Universo. "Este cálculo é a base da teoria do Big Bang e concedeu o prêmio Nobel a John Mather, da Nasa", lembrou a agência espacial.<

Centenas de estudantes universitários e dezenas de estudantes de ensino médio trabalharam no projeto, incluindo nomes célebres como Sally Ride, a primeira astronauta mulher a viajar ao espaço, e o Prêmio Nobel Eric Cornell.
----
Matérias similares no Estadão, G1, iG, UOL, R7, Veja, Yahoo, Inovação Tecnológica, AstroPT e Público - Portugal e Ciência Hoje - Portugal, Astronomia On Line - Portugal e Cienctec
----
E mais:
Einstein, o espaço-tempo e o fracasso de um épico (Inovação Tecnológica)
.
Gravity Probe B (AstroPT)
.
Relatividade Geral: O Teste da Gravity Probe B (AstroPT)
.
Vórtice Espaço-Temporal (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário