sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pesquisa mostra que a energia escura exerce força sobre o universo

Cientistas utilizaram dados obtidos pelos satélites Galaxy Evolution Explorer e Anglo-Australian Telescope na pesquisa

(Estadão) Depois de cinco anos de pesquisa de dados obtidos por meio de observações de telescópios da Nasa, os cientistas estão mais convencidos da existência da energia escura e de que ela é responsável pela expansão do universo aceleradamente.

As observações mostraram que a energia escura trabalha como uma força constante que impele o universo à expansão."Os resultados nos mostram que a energia escura é uma constante cosmológica, como propôs Einstein. Se a gravidade fosse o culpado, então nós não estaríamos vendo estes efeitos constantes da energia escura através dos tempos", disse Chris Blake da Universidade Swinburne de Tecnologia, na Austrália, e principal autor de dois artigos sobre os resultados da pesquisa.

Acredita-se que a energia escura domine o nosso universo, correspondendo a cerca de 74% dele. O restante seria composto por matéria escura, 22%, e matéria normal (aí estão incluídos os seres vivos, planetas e estrelas), 4%.

A ideia da existência da energia escura foi baseada em estudos sobre explosões de supernovas. Estes corpos celestes emitem luz constante e mensurável, o que ajuda no cálculo de distâncias no espaço. Por meio de observações, chegou-se a conclusão de que a energia escura está arremessando objetos em velocidade crescente.

Observações também foram feitas sobre as distâncias entre galáxias e sobre a velocidade com o qual elas se distanciam. Com isso os cientistas conseguiram desenvolver um mapa com os dados coletados.

Este mapa foi utilizado para entender como as aglomerações de galáxias crescem com o passar do tempo. Estas aglomerações atraem novas galáxias por meio da gravidade, mas a energia escura os puxa para o lado oposto. Isso desacelera o processo, o que permite aos cientistas mensurar a força de repulsa da energia escura.

"Observações dos astrônomos nos últimos 15 anos produziram uma dos mais surpreendentes descobertas da física, a expansão do universo, iniciado pelo big-bang, está acelerando", disse Jon Morse, diretor do departamento de astrofísica da Nasa em Washington. "Usando métodos totalmente independentes, os dados do satélite Galaxy Evolution Explorer ajudaram a aumentar nossa confiança na existência da energia escura".
----
Matérias similares no Inovação Tecnológica, AstroPT e Recursos Educativos
----
E mais:
Detector de partículas esquadrinha segredos do universo (AFP/iG), com matéria similar no Correio Braziliense



.
Previu certo, por ideias tortas (Ciência Hoje)
.
Qual será a causa da Energia Negra ? (AstroPT)
----
E mais:
Energia Negra confirmada? (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário