sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LHC descobre informações sobre a matéria na origem do Universo

(Efe / Terra) Os experimentos do acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) já descobriram novas informações sobre a matéria na origem do Universo. "Menos de três semanas após ter iniciado os experimentos que estudam as colisões de íons de chumbo no Grande Colisionador de Hádrons (LHC, da sigla em inglês), já foram registrados novos descobrimentos", destacou o CERN nesta sexta-feira. Os primeiros resultados dos experimentos serão apresentados em um seminário no dia 2 de dezembro.

O resultado prévio aponta novos detalhes sobre como seria a matéria nos momentos da origem da vida do Universo. A compilação de informações com os íons de chumbo continuarão até o próximo dia 6 de dezembro, momento em que o acelerador - uma enorme circunferência subterrânea de 27 quilômetros sob a fronteira suíço-francesa - realizará uma pausa técnica para manutenção, antes de retomar o experimento em fevereiro de 2011.

"É impressionante a eficiência dos estudos em registrarem tais resultados, que são de uma física muito complexa", informou em nota o diretor da pesquisa do CERN, Sergio Bertolucci.

Bertolucci orgulhou-se que os três experimentos em andamento concorrem entre si para publicar primeiro o resultado final, mas ao mesmo tempo trocam informação e trabalham juntos na documentação de uma visão completa. "É um ótimo exemplo de como a competição e colaboração funcionam neste campo de pesquisa", ressaltou o cientista.
----
Matérias similares na Folha e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário